Edital Fábrica 2017

XVIII FÁBRICA DE IDEIAS
Escola Doutoral Internacional
PATRIMÔNIO, DESIGUALDADE E POLÍTICAS CULTURAIS
18-31 de março de 2017
São Luís/Alcântara/MA, Brasil

 

APRESENTAÇÃO
O seminário Fábrica de Ideias (www.fabricadeideias.ufba.br) foi iniciado em julho de 1998. Tem sido reconhecido como experiência única no mundo acadêmico, no sentido de sua contribuição ao debate, em nível de pós-graduação e a formação de redes entre docentes e estudantes das mais variadas regiões e países do mundo, principalmente, entre os países da América Latina e da África.
Trata-se de um seminário intensivo constituído por aulas expositivas, grupos de estudos e leitura, palestras e seminários temáticos, bem como aulas e conferências abertas ao público.
Sua primeira edição ocorreu no Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA), da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Em 2002, o curso transferiu-se para o Centro de Estudos Africanos e Afro-Orientais (CEAO), da Universidade Federal da Bahia, sendo realizado em Salvador e Cachoeira, na Bahia. Em 2015, o seminário ocorreu em Lisboa.
Nos últimos 17 anos, a Fábrica de Ideias tem tido como palestrantes alguns dos principais pesquisadores e estudiosos do campo dos estudos étnicos e africanos.
A XVIII edição da Fábrica de Ideias (www.fabricadeideias.ufba.br, www.neafrica.com.br) ocorrerá, pela primeira vez, no Maranhão, nas cidades de São Luís e Alcântara. Trata-se do início de um ciclo quadrienal de realizações desse curso avançado, que, graças a uma pareceria entre um conjunto de IES do Maranhão (UFMA, onde atualmente se constrói um Centro de Estudos Africanos, a UEMA e o IFMA Campus de Alcântara), a UFBA e o Centro de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth (Alemanha), será continuado em 2018 na Alemanha, em 2019 em Moçambique e, em 2020, no Brasil (em Salvador).
Com o tema "Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais", a XVIII Fábrica de Ideias se conecta a uma série de iniciativas, consistindo num seminário internacional de pesquisa e pósgraduação, apresentando-se tanto como uma disciplina acadêmica planejada e ministrada de forma interinstitucional com alto potencial de internacionalização quanto como um seminário avançado com momentos de abertura ao público.
Esta Fábrica de Ideias resulta de parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, a Universidade Federal do Maranhão, através dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Ciências Sociais, a Universidade Federal da Bahia, através do Centro de Estudos Afro-Orientais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Alcântara, e ainda o Governo do Estado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Maranhão, representado pela Secretaria de Igualdade Racial. O evento pretende contribuir para o desenvolvimento desses programas de pós-graduação, inclusive em suas parcerias entre si e em seus processos de internacionalização.
Além disso, o seminário consistirá numa iniciativa em conexão com o Plano de Ações “Maranhão Mais IDH”, que foi instituído pelo Governo do Maranhão em 2015, e objetiva promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais, através de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com políticas públicas que valorizem a diversidade social e cultural das regiões do Estado. Nessa perspectiva, a XVIII Fábrica de Ideias se pretende também como um laboratório de pesquisa, que une pesquisadores júnior e sênior, nacionais e estrangeiros, para reflexões sobre possibilidades e experiências de usos da cultura e do patrimônio para o desenvolvimento econômico e combate a pobreza e à desigualdade social.
Ressalte-se que parte das atividades desta escola doutoral ocorrerá no município maranhense de Alcântara, que congrega mais de 200 comunidades remanescentes de quilombos.
Por sua característica intensiva e de excelência, o seminário tem sido, nos últimos anos, contabilizado como uma importante atividade para um grande e crescente número de cursos de pós-graduação em todo Brasil, que o reconhecem como um componente curricular.
 
Os professores da Fábrica de Ideias, além de ministrar aulas, auxiliam os alunos nos projetos de pesquisa. Os alunos selecionados terão a oportunidade de estabelecer contato com outros estudantes de pós-graduação, e com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior.
 
2 PÚBLICO-ALVO
Estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do Brasil e do exterior, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa relacionados ao tema geral da XVIII Fábrica de Ideias: “Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais”.
 
3 CUSTEIO
3.1 A XVIII Fábrica de Ideias custeará as despesas com hospedagem, alimentação e locomoção durante os 11 dias de atividades na cidade de São Luis/MA e 3 dias de atividades na cidade de Alcântara/MA.
3.2 Existem a possibilidade, ainda não confirmada, de custeio das passagens dos estudantes selecionados do Brasil (excetuando-se aqueles sediados em pós-graduações do Maranhão) e do exterior. Neste caso, no ato da inscrição, os estudantes deverão estar preparados para custear suas passagens com destino a São Luís/MA.
 
4 NÚMERO DE VAGAS
4.1 Serão selecionados até 50 estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior.
 
5 INSCRIÇÃO
5.1 Documentação
5.1.1 Cópia do RG ou Passaporte
5.1.2 Foto 3X4 recente
5.1.3 Comprovante recente de matrícula em Programa de Pós-Graduação
5.1.4 Versão resumida do Projeto de Pesquisa, contendo: instituição, nome do estudante, título, resumo (de até 10 linhas) e até 5 palavras-chave, e sua respectiva versão em inglês, tema e objeto, objetivos, justificativa com base na análise da bibliografia fundamental, metodologia e procedimentos de pesquisa, possíveis relações entre a proposta de pesquisa e o tema da XVIII Fábrica de Ideias. (Até 5 páginas, sem referências bibliográficas)
5.1.5 Versão completa do Projeto de Pesquisa aprovada no PPG.
5.1.6 Currículo resumido, expondo-se os principais cursos concluídos e em andamento, e as mais relevantes produções bibliográficas e experiências profissionais, acadêmicas, políticas, culturais e sociais (até 5 páginas).
5.1.7 Currículo completo: no formato Lattes para brasileiros ou em formato livre para estrangeiros.
5.1.8 Carta de motivação para participar da XVIII Fábrica de Ideias (até 2 páginas)
5.2 Forma de Inscrição:
5.2.1 Toda a documentação listada no item 5.1 deve ser convertida em formato PDF e enviada, com o assunto “Inscrição na Fábrica de Ideias”, até as 23:59:59 do dia 30 de novembro de 2016, para o e-mail neafrica.ma@gmail.com.
5.3 Ausência de documentos e outros
5.3.1 A ausência de qualquer documento listado no item 5.1, bem como inscrições enviadas fora do prazo previsto no item 5.2 serão automaticamente desclassificadas.
 
6 CALENDÁRIO
6.1 Data limite para submissão de propostas: 12 de dezembro de 2016
6.2. Divulgação dos candidatos selecionados: dezembro de 2016.
6.3 Realização da XVIII Fábrica de Ideias: 18 a 31 de março de 2017. 
 
7 CONTATOS E INFORMAÇÕES
7.1 Para mais informações, favor contatar neafrica.ma@gmail.com.
7.2 As informações sobre o encontro serão regularmente atualizadas nos sites.
www.neafrica.com.br e fabricadeideais. ufba.br .
7.3 Fones para informações a partir da organização no Maranhão (98)32728045.
 
 
 
 
 
 
CORDENAÇÃO, COMITÊS E PALESTRANTES
 
Coordenação Nacional da Fábrica de Ideias
 
Dr. Livio Sansone (POS-AFRO/PPGA-UFBA)
Coordenação da XVIII Fábrica de Ideias
Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros (PPGPP-UFMA/PPGHEN-UEMA)
Msc. Celeste Silva Ferreira (IFMA Campus de Alcântara)
Dr. Sérgio Figueiredo Ferretti (PPGCSO /PPGPP-UFMA)
Comitê Científico
Dra. Antonia da Silva Mota (UFMA)
Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (PPGCSO-UFMA)
Dr. Cirraj Rasool (Univesity Western Cape, África do Sul)
Dr. Claudio Alves Furtado (POS-AFRO-UFBA)
Dra. Jamile Borges da Silva (POS-AFRO/UFBA)
Dr. Joel das Neves Tembe (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)
Dra. Tatiana Raquel Reis Silva (PPGEN-UEMA)
Dra. Ute Fendler (Universität Bayreuth, Alemanha)
Dr. Wheriston Silva Neris (UFMA)
Dra. Viviane de Oliveira Barbosa (PPGEN-UEMA)
Palestrantes
Dr. Antonio Mota (PPGA-UFPE)
Dr. Dmitri Van Den Berssellar (University of Liverpool, Inglaterra)
Dr. Eberhard Rothfuss (Universität Bayreuth, Alemanha)
Dr. Ibrahima Thiaw (Universitè Cheik Anta Diop, Senegal)
Dra. Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)
Dra. Maria Alice Rezende Gonçalves (EDU -UERJ)
Dra. Myriam Sepulveda dos Santos (IFCH/UERJ)
Dr. Omar Thomaz (PPGA-PPGH/UNICAMP)
Dr. Stephen Small (University of Berkeley, Estados Unidos)
Dr. Valdemir Zamparoni (POS-AFRO/PPGH-UFBA)
Comissão de Apoio Logístico à Fábrica de Ideias
Msc. Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (UEMA/ Coordenação do NEÁFRICA-UFMA/UEMA/IFMA)
Ingrid Belfort (Secretaria do NEÁFRICA)
Wendell Emmanuel Brito de Sousa (Secretaria da XVIII Fábrica de Ideias)