Grupos de Trabalho: Discussão de Projetos. 2017.
XVIII FÁBRICA DE IDEIAS / XVIII FACTORY OF IDEAS
Seminário Internacional Avançado de Pesquisa / International Advanced Research Seminar
PATRIMÔNIO, DESIGUALDADE E POLÍTICAS CULTURAIS/ HERITAGE, INEQUALITY AND THE POLITCS OF CULTURE
18-31, March, 2017, São Luís/Alcântara-MA, Brasil
GRUPOS DE TRABALHO (DISCUSSÃO DE PROJETOS)
G1: Religiões, Rituais, Festas e Danças
G2: Sujeitos, Desenvolvimento e Desigualdade Social
G3: Identidades, Diferença e Desigualdade
G4: Lugares de Memória e Patrimônio
G5: Políticas Públicas, Estado e Cultura
G6: Áfricas, africanismos: representações e identidades
G7: Artes, Linguagens, Audiovisual e Mundo Digital
Local: Salas de Aula do Curso de História da UEMA, Rua da Estrela, 329, Centro Histórico, São Luís.
Dias 21, 22, 23, 27, 28, 30 e 31, das 16:00 às 18:00 horas.
Dia 24, das 14:00 às 17:00 horas.
INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO DE PROJETOS
Do ponto de vista formal, a atividade se assemelha a um Exame de Qualificação de Projeto (como ocorre em alguns programas de pós-graduação), com a diferença de que não apenas os professores poderão arguir, como também os fabricantes membros de um dado grupo. Todos os membros do grupo terão acesso aos projetos dos colegas. Há 7 grupos. Cada grupo é composto por 6, 7 ou 8 estudantes. (Ver Anexo 1, Lista dos Grupos e respectivos projetos)
Inicialmente, o fabricante fará uma exposição de até 30 minutos de sua pesquisa, seguindo-se da discussão coordenada pelo(s) professor(es) arguidor(es).
O dia 21 será destinado exclusivamente para breve apresentação dos fabricantes (experiência profissional, acadêmica e breve exposição do projeto de pesquisa) entre si em cada um dos grupos.
Nos outros dias, haverá discussão dos projetos. Será discutido um projeto por dia, exceto no dia 24, quando poderá ocorrer a exposição e discussão de até dois projetos.
PROGRAMAÇÃO
PROJETOS A SEREM DISCUTIDOS POR DIA/HORA
DIA 21, 16:00-18:00h
Apresentação dos fabricantes no grupo: diálogo inicial sobre os projetos
Grupo |
Professor(a) Coordenador(a) |
G1: Religiões, Rituais, Festas e Danças |
|
G2: Sujeitos, Desenvolvimento e Desigualdade Social |
|
G3: Identidades, Diferença e Desigualdade |
|
G4: Lugares de Memória e Patrimônio |
|
G5: Políticas Públicas, Estado e Cultura |
|
G6: Áfricas, africanismos: representações e identidades |
|
G7: Artes, Linguagens, Audiovisual e Mundo Digital |
|
DIA 22, 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Diana Alexandra Torres Alape
|
El candomblé en Bogotá: Africanizando la cotidianidad desde unas prácticas espirituales |
Mestranda, Colômbia, Pontificia Universidad Javeriana
|
G1 |
|
Ana Luísa Coelho Moreira |
Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência na cooperação internacional Brasil-África |
Mestrando, UNB |
G2 |
|
Valerie Gruber |
Poder por meio da encenação do Eu? Uma análise qualitativa da construção de identidades afro-brasileiras na comunidade do Candeal em Salvador da Bahia (Brasil) |
Doutoranda, Alemanha, University of Bayreuth
|
G3 |
|
Aldina da Silva Melo |
Patrimônio Cultural e Memória Social na África do Sul: o caso da Zulu Dance em KwaZulu-Natal |
Mestrando, UEMA |
G4 |
|
Desirée Ramos Tozi |
Representação tradicional e representatividade política de comunidades tradicionais de matriz africana nos espaços de participação social nas políticas públicas. |
Doutoranda, UFBA |
G5 |
|
Washington Carlos Da Silva Mendes |
ENTRE AFRICANISMOS E EUROPEÍSMOS: os embates no ensino de história em Cabo Verde no Pós-independência (1990-2015) |
Mestrando,UFMA |
G6 |
|
João Gabriel do Nascimento Nganga |
O ATIVISMO NEGRO EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: Um diálogo entre Brasil e Estados Unidos da América |
Doutorando UFMG |
G7 |
|
DIA 23, 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Julia Broguet |
Prácticas culturales “negras” en el Litoral argentino: candombe afrouruguayo y “candombe afrolitoraleño” |
Doutorando, Argentina, Universidade de Buenos Aires
|
G1 |
|
Antonio Marcos de Oliveira Passos |
Os Ilhéus e seus discursos: Os impactos do “Desenvolvimento” sobre o território, os Patrimônios e a Paisagem Cultural |
Doutorando, UFBA |
G2 |
|
Celeste Silva Ferreira |
Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos á aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888) |
Doutorando, IFMA |
G3 |
|
Karolyna de Paula Koppke |
PERMANÊNCIAS SETECENTISTAS? o público e o privado no Vale dos Contos de Ouro Preto |
Mestrando,UFMG |
G4 |
|
Flávia Landucci Landgraf |
Políticas culturais em Moçambique: diversidade cultural e desenvolvimento nacional |
Mestrando, UFBA |
G5 |
|
Claudia Silva Lima |
OS (DES) CAMINHOS DA FILOSOFIA AFRICANA: Uma discussão contemporânea do pensamento africano |
Mestrando, UFMA |
G6 |
|
Ana Socorro Ramos Braga |
ÊQUIOU! O TAMBOR DE CRIOULA COMO PERFORMANCE: Uma abordagem do teatro na comunidade |
Doutorando, UDESC |
G7 |
|
DIA 24, 14:00-17:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Julian Eduardo Aguiar Arteaga |
BICHE Y MARIMBA EN EL PACÍFICO SUR DE COLOMBIA, LA FIGURACIÓN DE LA ETNICIDAD. |
Doutorando, Colômbia - Universidad del Valle |
G1 |
|
Adriano Damião Kilala |
A tradição religiosa Kingunza: uma identidade persistente. |
Doutorando, UFMA |
G1 |
|
Elisângelo de Brito Sousa |
Biografias e desigualdades sociais. Trajectórias e retóricas das vendedeiras: Estudo de caso na zona de Palmarejo na cidade da Praia |
Mestrando, Universidade de Cabo Verde
|
G2 |
|
Cristiane Querino da Silva |
Civilizar e Reprimir o Vício Na Bahia (1890-1920): A Concepção de Prática de Vício No Discurso de Manuel Querino |
Mestrando, UFBA |
G3 |
|
Jenny Kerchhoff |
Culture, Education and Language |
Doutorando, África do Sul, University of Kwazulu-Natal
|
G3 |
|
Erick de Melo Maciel |
Missões (Rs): Patrimônio de Bem Comum, Paisagem Cultural e Museu a Céu Aberto |
Doutorando, UFSC |
G4 |
|
Rayra Chrystina Veiga Campos |
Acessibilidade ao Patrimônio Cultural afro-brasileiro na educação infantil: implementação da lei 10.639/03 no currículo escolar da escola pública da São Luis. |
Mestrando,UFMA |
G5 |
|
Iara Souza Silva |
Ensino de História na Educação do Campo: olhares e perspectivas no caso maranhense |
Mestranda UEMA |
G5 |
|
Oscar Santana dos Santos |
“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964) |
Doutorando,UFBA |
G6 |
|
Mariana da Sulidade |
Questão Agrária E Ensino de História: Uma proposta de Material Paradidático para Ensino de História do Maranhão na Educação Básica a partir da questão Agrária e uso da imprensa. |
Mestrando UEMA |
G7 |
|
Elaine Cristina Moraes Santos |
Griot Digital: ressignificando a ancestralidade afro-brasileira na educação |
Doutorando USP |
G7 |
|
DIA 27, 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Carolina Christiane de Souza Martins |
“São Luís, cidade negra”: o bumba-meu-boi como canal de expressão política em São Luís - MA (1880-1910) |
Doutorando, UFF |
G1 |
|
Laura Gomes Nascimento |
Etnografia das formas de resistir aos prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA) |
Doutorando,UFBA |
G2 |
|
Gleiciane Brandão Carvalho |
Gênero, Mulheres e Ensino de História |
Mestrando,UEMA |
G3 |
|
Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters |
Narrativas sobre a ferrovia Mafra - Monte Castelo: Jogo da Memória e o Patrimônio Ferroviário |
Mestrando,UNIVILLE |
G4 |
|
Gabriela Barros Rodrigues |
Territórios quilombolas: um estudo comparativo das paisagens e das Políticas Públicas dos remanescentes em regiões distintas do estado do Maranhão e Minas Gerais |
Mestrando, UFMA |
G5 |
|
Eumara Maciel dos Santos |
A tecedura da palavra em Amadou Hampâté Bâ: Um estudo sobre a tradição oral africana |
Doutorando, UFBA |
G6 |
|
Bruno Pinheiro |
A invenção da Arte Afro-Brasileira: a participação da cultura material das classes populares negras no sistema moderno de arte de Salvador (1947-1957) |
Doutorando, UNICAMP |
G7 |
|
DIA 28, 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Marta de Oliveira Chagas Medeiros |
FADO DOS PRETOS POBRES DO BRASIL – Narrativas identitarias, memória identitária e tradição na dança do Fado Fluminense em Quissamã - RJ. |
Mestrando,UFF |
G1 |
|
Paulo Ferreira Veríssimo |
Arenas, actores e enfrentamentos locais: para uma etnografia do PLPR em Santiago |
Doutorando, Cabo Verde, Universidade de Cabo Verde
|
G2 |
|
Grace Kelly Silva Sobral Souza |
MOVIMENTO NEGRO E RELAÇÕES DE GÊNERO: estudo sobre a construção da identidade de mulheres negras participantes do Bloco Afro Akomabu de São Luís Maranhão |
Mestrando,UFMA |
G3 |
|
Márcio Santos Sales |
A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A PRISÃO DO TARRAFAL: espaços da memória literária angolana. |
Doutorando,UFBA |
G4 |
|
Richard Christian Pinto dos Santos |
Avaliação da Implementação da Educação das Relações Etnicorraciais na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão |
Richard Christian Pinto dos Santos |
G5 |
|
Guillermo Antonio Navarro Alvarado |
Ontologia do Afrocentrismo: Négritude e Pan-africanismo. Uma crítica da homogeneização do continente Africano |
Doutorando,UFBA |
G6 |
|
Juliana dos Santos Nogueira |
A atuação do Museu Afro-Digital do Maranhão como ferramenta democratizante e educativa |
Mestrando,UFMA |
G7 |
|
DIA 30, DAS 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Ingrid Luane Campêlo de Oliveira |
Entre o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Religioso e o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino de História: a religião à luz do ensino de História |
Mestrando,UEMA |
G1 |
|
Manfredo Pavoni Gay |
A Terra e A Água São O Futuro: A Luta do Quilombo Contemporâneo de Dom João e do Povo no Tav em Itália. Comunidade em Conflito para a Defensa do Território e da Identidade Frente aos desafios da Globalização. |
Doutorando,UFBA |
G2 |
|
Nila Michele Bastos Santos |
PAIXÕES, PODERES E RESISTÊNCIAS: as relações de poder entre senhores e escravizados no Maranhão setecentista |
Mestrando,IFMA |
G3 |
|
Erivaldo Silva Freire |
Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos |
Doutorando, IFMA |
|
|
Inaldo Bata Rodrigues |
A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO NA TERRA DOS ZULUS: Estado e Cultura em tempos de democratização na África do Sul
|
Mestrando,UFMA |
G5 |
|
Fernanda Pereira da Silva |
Super-Heróis Negros: Referências para o Ensino Das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira E Africana |
Mestrando, CEFET - RJ |
G6 |
|
Oscar Santana dos Santos |
“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964) |
Doutorando,UFBA |
G7 |
|
DIA 31, DAS 16:00-18:00h
Nome |
Título do projeto |
Nível/Instituição |
Grupo |
Professor(es) arguidor(es) |
Reinilda de Oliveira Santos |
Encantaria em sala de aula: Religiões Afro-Brasileiras e Cotidiano Escolar no Maranhão |
Mestrando,UEMA |
G1 |
|
Stephan Treuke |
Estruturas de oportunidades e constrangimentos à mobilidade econômica: Explorando o conceito de isolamento social a partir da análise das redes egocentradas de moradores inseridos em três contextos segregados de Salvador. |
Doutorando,UFBA |
G2 |
|
Tayra Fonseca Rezende |
Identidade, Gênero e Processos Educacionais no Quilombo: O Caso das Louceiras de Santa Luzia do Maruanum |
Mestrando,UNIFAP |
G3 |
|
Paula Pflüger Zanardi |
Narrativas visuais sobre o patrimônio cultural: Os cortadores de pedra da Chapada Diamantina. |
IPHAN-BA |
G4 |
|
Lucia Riba Hernández |
A paisagem cultural da UNESCO, uma categoria possível no contexto latinoamericano? Aproximação crítica às experiências de gestão integrada do patrimônio cultural e natural |
Doutorando,UFBA |
G5 |
|
Janaína Gonçalves Hasselmann |
Ancestralidade e natureza: um estudo de caso sobre os saberes tradicionais de cosmovisão bantu do inzo inkise Nzazi |
Mestrando,UNIVILLE |
G6 |
|
Priscilla Piccolo Neves
|
Relacionando Literatura e História: Novas Perspectivas Pedagógicas do Ensino da II Guerra Mundial na Educação Básica
|
Mestrando,UEMA |
G7 |
|
ANEXO 1: LISTA DOS GRUPOS E PROJETOS
GRUPO 1: RELIGIÕES, RITUAIS, FESTAS E DANÇAS
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Diana Alexandra Torres Alape
|
El candomblé en Bogotá: Africanizando la cotidianidad desde unas prácticas espirituales
|
Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia)
|
Julia Broguet |
Prácticas culturales “negras” en el Litoral argentino: candombe afrouruguayo y “candombe afrolitoraleño” |
Doutoranda Universidade de Buenos Aires (Argentina)
|
Julian Eduardo Aguiar Arteaga |
Biche y marimba en el pacífico sur de Colombia, la figuración de la etnicidad. |
Doutorando Universidad del Valle (Colômbia) |
Adriano Damião Kilala |
A tradição religiosa Kingunza: uma identidade persistente. |
Doutorando UFMA |
Carolina Christiane de Souza Martins |
“São Luís, cidade negra”: o bumba-meu-boi como canal de expressão política em São Luís - MA (1880-1910) |
Doutoranda UFF |
Marta de Oliveira Chagas Medeiros |
FADO DOS PRETOS POBRES DO BRASIL – Narrativas identitarias, memória identitária e tradição na dança do Fado Fluminense em Quissamã - RJ. |
Mestranda UFF |
Ingrid Luane Campêlo de Oliveira |
Entre o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Religioso e o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino de História: a religião à luz do ensino de História |
Mestranda UEMA |
Reinilda de Oliveira Santos |
Encantaria em sala de aula: Religiões Afro-Brasileiras e Cotidiano Escolar no Maranhão |
Mestranda UEMA
|
GRUPO 2: SUJEITOS, DESENVOLVIMENTO E DESIGUALDADE SOCIAL
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Elisângelo de Brito Sousa |
Biografias e desigualdades sociais. Trajectórias e retóricas das vendedeiras: Estudo de caso na zona de Palmarejo na cidade da Praia |
Mestrando Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde) |
Paulo Ferreira Veríssimo |
Arenas, actores e enfrentamentos locais: para uma etnografia do PLPR em Santiago |
Doutorando Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde) |
Ana Luísa Coelho Moreira |
Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência na cooperação internacional Brasil-África |
Mestranda UNB |
Antonio Marcos de Oliveira Passos |
Os Ilhéus e seus discursos: Os impactos do “Desenvolvimento” sobre o território, os Patrimônios e a Paisagem Cultural |
Doutorando UFBA |
Laura Gomes Nascimento |
Etnografia das formas de resistir aos prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA) |
Doutoranda UFBA |
Manfredo Pavoni Gay |
A Terra e A Água São O Futuro: A Luta do Quilombo Contemporâneo de Dom João e do Povo no Tav em Itália. Comunidade em Conflito para a Defensa do Território e da Identidade Frente aos desafios da Globalização. |
Doutorando UFBA |
Stephan Treuke |
Estruturas de oportunidades e constrangimentos à mobilidade econômica: Explorando o conceito de isolamento social a partir da análise das redes egocentradas de moradores inseridos em três contextos segregados de Salvador. |
Doutorando,UFBA |
GRUPO 3: IDENTIDADES, DIFERENÇA E DESIGUALDADE
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Valerie Gruber |
Poder por meio da encenação do Eu? Uma análise qualitativa da construção de identidades afro-brasileiras na comunidade do Candeal em Salvador da Bahia (Brasil) |
(Alemanha)
|
Celeste Silva Ferreira |
Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos á aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888) |
Doutoranda IFMA |
Cristiane Querino da Silva |
Civilizar e Reprimir o Vício Na Bahia (1890-1920): A Concepção de Prática de Vício No Discurso de Manuel Querino |
Mestranda UFBA |
Gleiciane Brandão Carvalho |
Gênero, Mulheres e Ensino de História |
Mestranda UEMA |
Grace Kelly Silva Sobral Souza |
MOVIMENTO NEGRO E RELAÇÕES DE GÊNERO: estudo sobre a construção da identidade de mulheres negras participantes do Bloco Afro Akomabu de São Luís Maranhão |
Mestranda UFMA |
Nila Michele Bastos Santos |
PAIXÕES, PODERES E RESISTÊNCIAS: as relações de poder entre senhores e escravizados no Maranhão setecentista |
Mestranda IFMA |
Jenny Kerchhoff |
Culture, Education and Language |
Doutorando, África do Sul, University of Kwazulu-Natal
|
Tayra Fonseca Rezende |
Identidade, Gênero e Processos Educacionais no Quilombo: O Caso das Louceiras de Santa Luzia do Maruanum |
Mestranda UNIFAP |
GRUPO 4. LUGARES DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Aldina da Silva Melo |
Patrimônio Cultural e Memória Social na África do Sul: o caso da Zulu Dance em KwaZulu-Natal |
Mestranda UEMA |
Erick de Melo Maciel |
Missões (Rs): Patrimônio de Bem Comum, Paisagem Cultural e Museu a Céu Aberto |
Doutorando UFSC |
Erivaldo Silva Freire |
Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos |
Doutorando IFMA |
Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters |
Narrativas sobre a ferrovia Mafra - Monte Castelo: Jogo da Memória e o Patrimônio Ferroviário |
Mestranda UNIVILLE |
Karolyna de Paula Koppke |
PERMANÊNCIAS SETECENTISTAS? o público e o privado no Vale dos Contos de Ouro Preto |
Mestranda UFMG |
Márcio Santos Sales |
A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A PRISÃO DO TARRAFAL: espaços da memória literária angolana. |
Doutorando UFBA |
Paula Pflüger Zanardi |
Narrativas visuais sobre o patrimônio cultural: Os cortadores de pedra da Chapada Diamantina. |
Mestranda IPHAN-BA |
GRUPO 5. POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E CULTURA
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Desirée Ramos Tozi |
Representação tradicional e representatividade política de comunidades tradicionais de matriz africana nos espaços de participação social nas políticas públicas. |
Doutoranda UFBA |
Flávia Landucci Landgraf |
Políticas culturais em Moçambique: diversidade cultural e desenvolvimento nacional |
Mestranda UFBA |
Iara Souza Silva |
Ensino de História na Educação do Campo: olhares e perspectivas no caso maranhense |
Mestranda UEMA |
Gabriela Barros Rodrigues |
Territórios quilombolas: um estudo comparativo das paisagens e das Políticas Públicas dos remanescentes em regiões distintas do estado do Maranhão e Minas Gerais |
Mestranda UFMA |
Inaldo Bata Rodrigues |
A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO NA TERRA DOS ZULUS: Estado e Cultura em tempos de democratização na África do Sul
|
Mestrando UFMA |
Lucia Riba Hernández |
A paisagem cultural da UNESCO, uma categoria possível no contexto latinoamericano? Aproximação crítica às experiências de gestão integrada do patrimônio cultural e natural |
Doutoranda UFBA |
Rayra Chrystina Veiga Campos |
Acessibilidade ao Patrimônio Cultural afro-brasileiro na educação infantil: implementação da lei 10.639/03 no currículo escolar da escola pública da São Luis. |
Mestranda UFMA |
Richard Christian Pinto dos Santos |
Avaliação da Implementação da Educação das Relações Etnicorraciais na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão |
Doutorando UFMA |
GRUPO 6: ÁFRICAS, AFRICANISMOS: REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Claudia Silva Lima |
OS (DES) CAMINHOS DA FILOSOFIA AFRICANA: Uma discussão contemporânea do pensamento africano |
Mestranda UFMA |
Eumara Maciel dos Santos |
A tecedura da palavra em Amadou Hampâté Bâ: Um estudo sobre a tradição oral africana |
Doutoranda UFBA |
Fernanda Pereira da Silva |
Super-Heróis Negros: Referências para o Ensino Das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira E Africana |
Mestranda CEFET - RJ |
Guillermo Antonio Navarro Alvarado |
Ontologia do Afrocentrismo: Négritude e Pan-africanismo. Uma crítica da homogeneização do continente Africano |
Doutorando UFBA |
Janaína Gonçalves Hasselmann |
Ancestralidade e natureza: um estudo de caso sobre os saberes tradicionais de cosmovisão bantu do inzo inkise Nzazi |
Mestranda UNIVILLE |
Washington Carlos Da Silva Mendes |
ENTRE AFRICANISMOS E EUROPEÍSMOS: os embates no ensino de história em Cabo Verde no Pós-independência (1990-2015) |
Mestrando UFMA |
Fernando Santos de Jesus |
Entre o Racismo e o Ressentimento: O Negro na Dinâmica da Academia Brasileira |
Doutorando UFC |
GRUPO 7: ARTES, LINGUAGENS, AUDIOVISUAL E MUNDO DIGITAL
NOME |
PROJETO |
NÍVEL/INSTITUIÇÃO |
Ana Socorro Ramos Braga |
ÊQUIOU! O TAMBOR DE CRIOULA COMO PERFORMANCE: Uma abordagem do teatro na comunidade |
Doutoranda UDESC |
Bruno Pinheiro |
A invenção da Arte Afro-Brasileira: a participação da cultura material das classes populares negras no sistema moderno de arte de Salvador (1947-1957) |
Doutorando UNICAMP |
João Gabriel do Nascimento Nganga |
O ATIVISMO NEGRO EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: Um diálogo entre Brasil e Estados Unidos da América |
Doutorando UFMG |
Juliana dos Santos Nogueira |
A atuação do Museu Afro-Digital do Maranhão como ferramenta democratizante e educativa |
Mestranda UFMA |
Oscar Santana dos Santos |
“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964) |
Doutorando UFBA |
Mariana da Sulidade |
Questão Agrária E Ensino de História: Uma proposta de Material Paradidático para Ensino de História do Maranhão na Educação Básica a partir da questão Agrária e uso da imprensa. |
Mestrando UEMA |
Elaine Cristina Moraes Santos |
Griot Digital: ressignificando a ancestralidade afro-brasileira na educação |
Doutorando USP |
Priscilla Piccolo Neves
|
Relacionando Literatura e História: Novas Perspectivas Pedagógicas do Ensino da II Guerra Mundial na Educação Básica
|
Mestranda UEMA |