Grupos de Trabalho: Discussão de Projetos. 2017.

XVIII FÁBRICA DE IDEIAS / XVIII FACTORY OF IDEAS

Seminário Internacional Avançado de Pesquisa / International Advanced Research Seminar

PATRIMÔNIO, DESIGUALDADE E POLÍTICAS CULTURAIS/ HERITAGE, INEQUALITY AND THE POLITCS OF CULTURE

18-31, March, 2017, São Luís/Alcântara-MA, Brasil

 

 

GRUPOS DE TRABALHO (DISCUSSÃO DE PROJETOS)

 

G1: Religiões, Rituais, Festas e Danças

G2: Sujeitos, Desenvolvimento e Desigualdade Social

G3: Identidades, Diferença e Desigualdade

G4: Lugares de Memória e Patrimônio

G5: Políticas Públicas, Estado e Cultura

G6: Áfricas, africanismos: representações e identidades

G7: Artes, Linguagens, Audiovisual e Mundo Digital

 

 

Local: Salas de Aula do Curso de História da UEMA, Rua da Estrela, 329, Centro Histórico, São Luís.

 

 

 

 

Dias 21, 22, 23, 27, 28, 30 e 31, das 16:00 às 18:00 horas.

Dia 24, das 14:00 às 17:00 horas.

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO DE PROJETOS

 

Do ponto de vista formal, a atividade se assemelha a um Exame de Qualificação de Projeto (como ocorre em alguns programas de pós-graduação), com a diferença de que não apenas os professores poderão arguir, como também os fabricantes membros de um dado grupo. Todos os membros do grupo terão acesso aos projetos dos colegas. Há 7 grupos. Cada grupo é composto por 6, 7 ou 8 estudantes. (Ver Anexo 1, Lista dos Grupos e respectivos projetos)

Inicialmente, o fabricante fará uma exposição de até 30 minutos de sua pesquisa, seguindo-se da discussão coordenada pelo(s) professor(es) arguidor(es).

O dia 21 será destinado exclusivamente para breve apresentação dos fabricantes (experiência profissional, acadêmica e breve exposição do projeto de pesquisa) entre si em cada um dos grupos.

Nos outros dias, haverá discussão dos projetos. Será discutido um projeto por dia, exceto no dia 24, quando poderá ocorrer a exposição e discussão de até dois projetos.

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

PROJETOS A SEREM DISCUTIDOS POR DIA/HORA

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 21, 16:00-18:00h

Apresentação dos fabricantes no grupo: diálogo inicial sobre os projetos

 

Grupo

Professor(a) Coordenador(a)

G1: Religiões, Rituais, Festas e Danças

 

G2: Sujeitos, Desenvolvimento e Desigualdade Social

 

G3: Identidades, Diferença e Desigualdade

 

G4: Lugares de Memória e Patrimônio

 

G5: Políticas Públicas, Estado e Cultura

 

G6: Áfricas, africanismos: representações e identidades

 

G7: Artes, Linguagens, Audiovisual e Mundo Digital

 

 

 

 

DIA 22, 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Diana Alexandra Torres Alape

 

El candomblé en Bogotá: Africanizando la cotidianidad desde unas prácticas espirituales

Mestranda, Colômbia, Pontificia Universidad Javeriana

 

G1

 

Ana Luísa Coelho Moreira

Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência na cooperação internacional Brasil-África

Mestrando, UNB

G2

 

 Valerie Gruber

Poder por meio da encenação do Eu?  Uma análise qualitativa da construção  de identidades afro-brasileiras na comunidade do Candeal em Salvador da Bahia (Brasil)

Doutoranda, Alemanha, University of Bayreuth

 

G3

 

Aldina da Silva Melo

Patrimônio Cultural e Memória Social na África do Sul: o caso da Zulu Dance em KwaZulu-Natal

Mestrando, UEMA

G4

 

Desirée Ramos Tozi

Representação tradicional e representatividade política de comunidades tradicionais de matriz africana nos espaços de participação social nas políticas públicas.

Doutoranda, UFBA

G5

 

Washington Carlos Da Silva Mendes

ENTRE AFRICANISMOS E EUROPEÍSMOS: os embates no ensino de história em Cabo Verde no Pós-independência (1990-2015)

Mestrando,UFMA

G6

 

João Gabriel do Nascimento Nganga

O ATIVISMO NEGRO EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: Um diálogo entre Brasil e Estados Unidos da América

Doutorando

UFMG

G7

 

 

 

DIA 23, 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Julia Broguet

Prácticas culturales “negras” en el Litoral argentino: candombe afrouruguayo y “candombe afrolitoraleño”

Doutorando, Argentina, Universidade de Buenos Aires

 

G1

 

Antonio Marcos de Oliveira Passos

Os Ilhéus e seus discursos: Os impactos do “Desenvolvimento” sobre o território, os Patrimônios e a Paisagem Cultural

Doutorando, UFBA

G2

 

Celeste Silva Ferreira

Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos á

aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888)

Doutorando, IFMA

G3

 

Karolyna de Paula Koppke

PERMANÊNCIAS SETECENTISTAS? o público e o privado no Vale dos Contos de Ouro Preto

Mestrando,UFMG

G4

 

Flávia Landucci Landgraf

Políticas culturais em Moçambique: diversidade cultural e desenvolvimento nacional

Mestrando, UFBA

G5

 

Claudia Silva Lima

OS (DES) CAMINHOS DA FILOSOFIA AFRICANA: Uma discussão contemporânea do pensamento africano

Mestrando, UFMA

G6

 

Ana Socorro Ramos Braga

ÊQUIOU! O TAMBOR DE CRIOULA COMO PERFORMANCE: Uma abordagem do teatro na comunidade

Doutorando, UDESC

G7

 

 

DIA 24, 14:00-17:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Julian Eduardo Aguiar Arteaga

BICHE Y MARIMBA EN EL PACÍFICO SUR DE COLOMBIA, LA FIGURACIÓN DE LA ETNICIDAD.

Doutorando, Colômbia - Universidad del Valle

G1

 

Adriano Damião Kilala

A tradição religiosa Kingunza: uma identidade persistente.

Doutorando, UFMA

G1

 

Elisângelo de Brito Sousa

Biografias e desigualdades sociais. Trajectórias e retóricas das vendedeiras: Estudo de caso na zona de Palmarejo na cidade da Praia

Mestrando, Universidade de Cabo Verde

 

G2

 

Cristiane Querino da Silva

Civilizar e Reprimir o Vício Na Bahia (1890-1920): A Concepção de

Prática de Vício No Discurso de Manuel Querino

Mestrando, UFBA

G3

 

Jenny Kerchhoff

Culture, Education and Language

Doutorando, África do Sul, University of Kwazulu-Natal

 

G3

 

Erick de Melo Maciel

Missões (Rs): Patrimônio de Bem Comum, Paisagem Cultural e Museu a Céu Aberto

Doutorando, UFSC

G4

 

Rayra Chrystina Veiga Campos

Acessibilidade ao Patrimônio Cultural afro-brasileiro na educação infantil: implementação da lei 10.639/03 no currículo escolar da escola pública da São Luis.

Mestrando,UFMA

G5

 

Iara Souza Silva

Ensino de História na Educação do Campo: olhares e perspectivas no caso maranhense

Mestranda

UEMA

G5

 

Oscar Santana dos Santos

“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964)

Doutorando,UFBA

G6

 

Mariana da Sulidade

Questão Agrária E Ensino de História: Uma proposta de Material Paradidático para Ensino de História do Maranhão na Educação Básica a partir da questão Agrária e uso da imprensa.

Mestrando

UEMA

G7

 

Elaine Cristina Moraes Santos

Griot Digital: ressignificando a ancestralidade afro-brasileira na educação

Doutorando

 USP

G7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 27, 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Carolina Christiane de Souza Martins

“São Luís, cidade negra”: o bumba-meu-boi como canal de expressão política em São Luís - MA (1880-1910)

Doutorando, UFF

G1

 

Laura Gomes Nascimento

Etnografia das formas de resistir aos prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA)

Doutorando,UFBA

G2

 

Gleiciane Brandão Carvalho

Gênero, Mulheres e Ensino de História

Mestrando,UEMA

G3

 

Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters

Narrativas sobre a ferrovia Mafra - Monte Castelo: Jogo da Memória e o  Patrimônio Ferroviário

Mestrando,UNIVILLE

G4

 

Gabriela Barros Rodrigues

Territórios quilombolas: um estudo comparativo das paisagens e das Políticas Públicas dos remanescentes em regiões distintas do estado do Maranhão e Minas Gerais

Mestrando, UFMA

G5

 

Eumara Maciel dos Santos

A tecedura da palavra em Amadou Hampâté Bâ:

Um estudo sobre a tradição oral africana

Doutorando, UFBA

G6

 

Bruno Pinheiro

A invenção da Arte Afro-Brasileira: a participação da cultura material das classes populares negras no sistema moderno de arte de Salvador (1947-1957)

Doutorando, UNICAMP

G7

 

 

 

 

DIA 28, 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Marta de Oliveira Chagas Medeiros

FADO DOS PRETOS POBRES DO BRASIL –

Narrativas identitarias, memória identitária e tradição na dança do Fado Fluminense em Quissamã - RJ.

Mestrando,UFF

G1

 

Paulo Ferreira Veríssimo

Arenas, actores e enfrentamentos locais: para uma etnografia do PLPR em Santiago

Doutorando, Cabo Verde, Universidade de Cabo Verde

 

G2

 

Grace Kelly Silva Sobral Souza

MOVIMENTO NEGRO  E  RELAÇÕES  DE  GÊNERO: estudo sobre a construção da identidade de mulheres negras participantes do Bloco Afro Akomabu de São Luís Maranhão

Mestrando,UFMA

G3

 

Márcio Santos Sales

A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A PRISÃO DO TARRAFAL:

espaços da memória literária angolana.

Doutorando,UFBA

G4

 

Richard Christian Pinto dos Santos

Avaliação da Implementação da Educação das Relações Etnicorraciais na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Richard Christian Pinto dos Santos

G5

 

Guillermo Antonio Navarro Alvarado

Ontologia do Afrocentrismo: Négritude e Pan-africanismo. Uma crítica da homogeneização do continente Africano

Doutorando,UFBA

G6

 

Juliana dos Santos Nogueira

A atuação do Museu Afro-Digital do Maranhão como ferramenta democratizante e educativa

Mestrando,UFMA

G7

 

 

 

DIA 30, DAS 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Ingrid Luane Campêlo de Oliveira

Entre o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Religioso e o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino de História: a religião à luz do ensino de História

Mestrando,UEMA

G1

 

Manfredo Pavoni Gay

A Terra e A Água São O Futuro:

 A Luta do Quilombo Contemporâneo de Dom João e do Povo no Tav em Itália. Comunidade em Conflito para a Defensa do Território e da Identidade Frente aos desafios da Globalização.

Doutorando,UFBA

G2

 

Nila Michele Bastos Santos

PAIXÕES, PODERES E RESISTÊNCIAS: as relações de poder entre senhores e escravizados no Maranhão setecentista

Mestrando,IFMA

G3

 

Erivaldo Silva Freire

Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos

Doutorando, IFMA

 

 

Inaldo Bata Rodrigues

A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO NA TERRA DOS ZULUS:

Estado e Cultura em tempos de democratização na África do Sul

 

Mestrando,UFMA

G5

 

Fernanda Pereira da Silva

Super-Heróis Negros: Referências para o Ensino Das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira E Africana

Mestrando, CEFET - RJ

G6

 

Oscar Santana dos Santos

“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964)

Doutorando,UFBA

G7

 

 

 

 

DIA 31, DAS 16:00-18:00h

Nome

Título do projeto

Nível/Instituição

Grupo

Professor(es) arguidor(es)

Reinilda de Oliveira Santos

Encantaria em sala de aula: Religiões Afro-Brasileiras e Cotidiano Escolar no Maranhão

Mestrando,UEMA

G1

 

Stephan Treuke

Estruturas de oportunidades e constrangimentos à mobilidade econômica: Explorando o conceito de isolamento social a partir da análise das redes egocentradas de moradores inseridos em três contextos segregados de Salvador.

Doutorando,UFBA

G2

 

Tayra Fonseca Rezende

Identidade, Gênero e Processos Educacionais no Quilombo: O Caso das Louceiras de Santa Luzia do Maruanum

Mestrando,UNIFAP

G3

 

Paula Pflüger Zanardi

Narrativas visuais sobre o patrimônio cultural: Os cortadores de pedra da Chapada Diamantina.

IPHAN-BA

G4

 

Lucia Riba Hernández

A paisagem cultural da UNESCO, uma categoria possível no contexto latinoamericano? Aproximação crítica às experiências de gestão integrada do patrimônio cultural e natural

Doutorando,UFBA

G5

 

Janaína Gonçalves Hasselmann

Ancestralidade e natureza: um estudo de caso sobre os saberes tradicionais de cosmovisão bantu do inzo inkise

Nzazi

Mestrando,UNIVILLE

G6

 

Priscilla Piccolo Neves

 

Relacionando Literatura e História: Novas Perspectivas Pedagógicas do Ensino da II Guerra Mundial na Educação Básica

 

Mestrando,UEMA

G7

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1: LISTA DOS GRUPOS E PROJETOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 1: RELIGIÕES, RITUAIS, FESTAS E DANÇAS

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Diana Alexandra Torres Alape

 

El candomblé en Bogotá: Africanizando la cotidianidad desde unas prácticas espirituales

 

Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia)

 

Julia Broguet

Prácticas culturales “negras” en el Litoral argentino: candombe afrouruguayo y “candombe afrolitoraleño”

Doutoranda

 Universidade de Buenos Aires (Argentina)

 

Julian Eduardo Aguiar Arteaga

Biche y marimba en el pacífico sur de Colombia, la figuración de la etnicidad.

Doutorando

Universidad del Valle (Colômbia)

Adriano Damião Kilala

A tradição religiosa Kingunza: uma identidade persistente.

Doutorando

UFMA

Carolina Christiane de Souza Martins

“São Luís, cidade negra”: o bumba-meu-boi como canal de expressão política em São Luís - MA (1880-1910)

Doutoranda

UFF

Marta de Oliveira Chagas Medeiros

FADO DOS PRETOS POBRES DO BRASIL –

Narrativas identitarias, memória identitária e tradição na dança do Fado Fluminense em Quissamã - RJ.

Mestranda

UFF

Ingrid Luane Campêlo de Oliveira

Entre o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Religioso e o Parâmetro Curricular Nacional do Ensino de História: a religião à luz do ensino de História

Mestranda

UEMA

Reinilda de Oliveira Santos

Encantaria em sala de aula: Religiões Afro-Brasileiras e Cotidiano Escolar no Maranhão

Mestranda

UEMA

 

 

 

GRUPO 2: SUJEITOS, DESENVOLVIMENTO E DESIGUALDADE SOCIAL

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Elisângelo de Brito Sousa

Biografias e desigualdades sociais. Trajectórias e retóricas das vendedeiras: Estudo de caso na zona de Palmarejo na cidade da Praia

Mestrando

Universidade de Cabo Verde

(Cabo Verde)

Paulo Ferreira Veríssimo

Arenas, actores e enfrentamentos locais: para uma etnografia do PLPR em Santiago

Doutorando

Universidade de Cabo Verde

(Cabo Verde)

Ana Luísa Coelho Moreira

Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência na cooperação internacional Brasil-África

Mestranda

UNB

Antonio Marcos de Oliveira Passos

Os Ilhéus e seus discursos: Os impactos do “Desenvolvimento” sobre o território, os Patrimônios e a Paisagem Cultural

Doutorando

UFBA

Laura Gomes Nascimento

Etnografia das formas de resistir aos prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA)

Doutoranda

UFBA

Manfredo Pavoni Gay

A Terra e A Água São O Futuro:

 A Luta do Quilombo Contemporâneo de Dom João e do Povo no Tav em Itália. Comunidade em Conflito para a Defensa do Território e da Identidade Frente aos desafios da Globalização.

Doutorando

UFBA

Stephan Treuke

Estruturas de oportunidades e constrangimentos à mobilidade econômica: Explorando o conceito de isolamento social a partir da análise das redes egocentradas de moradores inseridos em três contextos segregados de Salvador.

Doutorando,UFBA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 3: IDENTIDADES, DIFERENÇA E DESIGUALDADE

 

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Valerie Gruber

Poder por meio  da  encenação  do  Eu?  Uma análise qualitativa  da  construção  de identidades afro-brasileiras na comunidade do Candeal em Salvador da Bahia (Brasil)

University of Bayreuth

(Alemanha)

 

Celeste Silva Ferreira

Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos á

aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888)

Doutoranda

IFMA

Cristiane Querino da Silva

Civilizar e Reprimir o Vício Na Bahia (1890-1920): A Concepção de

Prática de Vício No Discurso de Manuel Querino

Mestranda

UFBA

Gleiciane Brandão Carvalho

Gênero, Mulheres e Ensino de História

Mestranda

UEMA

Grace Kelly Silva Sobral Souza

MOVIMENTO NEGRO  E  RELAÇÕES  DE  GÊNERO: estudo sobre a construção da identidade de mulheres negras participantes do Bloco Afro Akomabu de São Luís Maranhão

Mestranda

UFMA

Nila Michele Bastos Santos

PAIXÕES, PODERES E RESISTÊNCIAS: as relações de poder entre senhores e escravizados no Maranhão setecentista

Mestranda

IFMA

Jenny Kerchhoff

Culture, Education and Language

Doutorando, África do Sul, University of Kwazulu-Natal

 

Tayra Fonseca Rezende

Identidade, Gênero e Processos Educacionais no Quilombo: O Caso das Louceiras de Santa Luzia do Maruanum

Mestranda

UNIFAP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 4. LUGARES DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Aldina da Silva Melo

Patrimônio Cultural e Memória Social na África do Sul: o caso da Zulu Dance em KwaZulu-Natal

Mestranda

 UEMA

Erick de Melo Maciel

Missões (Rs): Patrimônio de Bem Comum, Paisagem Cultural e Museu a Céu Aberto

Doutorando

UFSC

Erivaldo Silva Freire

Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos

Doutorando

 IFMA

Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters

Narrativas sobre a ferrovia Mafra - Monte Castelo: Jogo da Memória e o  Patrimônio Ferroviário

Mestranda

UNIVILLE

Karolyna de Paula Koppke

PERMANÊNCIAS SETECENTISTAS? o público e o privado no Vale dos Contos de Ouro Preto

Mestranda

UFMG

Márcio Santos Sales

A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E A PRISÃO DO TARRAFAL:

espaços da memória literária angolana.

Doutorando

UFBA

Paula Pflüger Zanardi

Narrativas visuais sobre o patrimônio cultural: Os cortadores de pedra da Chapada Diamantina.

Mestranda

IPHAN-BA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 5. POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E CULTURA

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Desirée Ramos Tozi

Representação tradicional e representatividade política de comunidades tradicionais de matriz africana nos espaços de participação social nas políticas públicas.

Doutoranda

UFBA

Flávia Landucci Landgraf

Políticas culturais em Moçambique: diversidade cultural e desenvolvimento nacional

Mestranda

 UFBA

Iara Souza Silva

Ensino de História na Educação do Campo: olhares e perspectivas no caso maranhense

Mestranda

UEMA

Gabriela Barros Rodrigues

Territórios quilombolas: um estudo comparativo das paisagens e das Políticas Públicas dos remanescentes em regiões distintas do estado do Maranhão e Minas Gerais

Mestranda

UFMA

Inaldo Bata Rodrigues

A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO NA TERRA DOS ZULUS:

Estado e Cultura em tempos de democratização na África do Sul

 

Mestrando

UFMA

Lucia Riba Hernández

A paisagem cultural da UNESCO, uma categoria possível no contexto latinoamericano? Aproximação crítica às experiências de gestão integrada do patrimônio cultural e natural

Doutoranda

UFBA

Rayra Chrystina Veiga Campos

Acessibilidade ao Patrimônio Cultural afro-brasileiro na educação infantil: implementação da lei 10.639/03 no currículo escolar da escola pública da São Luis.

Mestranda

UFMA

Richard Christian Pinto dos Santos

Avaliação da Implementação da Educação das Relações Etnicorraciais na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Doutorando

UFMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 6: ÁFRICAS, AFRICANISMOS: REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Claudia Silva Lima

OS (DES) CAMINHOS DA FILOSOFIA AFRICANA: Uma discussão contemporânea do pensamento africano

Mestranda

 UFMA

Eumara Maciel dos Santos

A tecedura da palavra em Amadou Hampâté Bâ:

Um estudo sobre a tradição oral africana

Doutoranda

 UFBA

Fernanda Pereira da Silva

Super-Heróis Negros: Referências para o Ensino Das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira E Africana

Mestranda

CEFET - RJ

Guillermo Antonio Navarro Alvarado

Ontologia do Afrocentrismo: Négritude e Pan-africanismo. Uma crítica da homogeneização do continente Africano

Doutorando

UFBA

Janaína Gonçalves Hasselmann

Ancestralidade e natureza: um estudo de caso sobre os saberes tradicionais de cosmovisão bantu do inzo inkise

Nzazi

Mestranda

UNIVILLE

Washington Carlos Da Silva Mendes

ENTRE AFRICANISMOS E EUROPEÍSMOS: os embates no ensino de história em Cabo Verde no Pós-independência (1990-2015)

Mestrando

UFMA

Fernando Santos de Jesus

Entre o Racismo e o Ressentimento: O Negro na Dinâmica da Academia Brasileira

Doutorando

UFC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 7: ARTES, LINGUAGENS, AUDIOVISUAL E MUNDO DIGITAL

 

 

NOME

PROJETO

NÍVEL/INSTITUIÇÃO

Ana Socorro Ramos Braga

ÊQUIOU! O TAMBOR DE CRIOULA COMO PERFORMANCE: Uma abordagem do teatro na comunidade

Doutoranda

UDESC

Bruno Pinheiro

A invenção da Arte Afro-Brasileira: a participação da cultura material das classes populares negras no sistema moderno de arte de Salvador (1947-1957)

Doutorando

UNICAMP

João Gabriel do Nascimento Nganga

O ATIVISMO NEGRO EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: Um diálogo entre Brasil e Estados Unidos da América

Doutorando

UFMG

Juliana dos Santos Nogueira

A atuação do Museu Afro-Digital do Maranhão como ferramenta democratizante e educativa

Mestranda

UFMA

Oscar Santana dos Santos

“Cantares ao meu povo”: movimento negro e luta contra o racismo na poesia de Solano Trindade (1930 – 1964)

Doutorando

UFBA

Mariana da Sulidade

Questão Agrária E Ensino de História: Uma proposta de Material Paradidático para Ensino de História do Maranhão na Educação Básica a partir da questão Agrária e uso da imprensa.

Mestrando

UEMA

Elaine Cristina Moraes Santos

Griot Digital: ressignificando a ancestralidade afro-brasileira na educação

Doutorando

 USP

Priscilla Piccolo Neves

 

Relacionando Literatura e História: Novas Perspectivas Pedagógicas do Ensino da II Guerra Mundial na Educação Básica

 

Mestranda

UEMA